top of page
Foto do escritorDra. Leila Gonzaga

A importância da melatonina para nosso organismo

A melatonina cumpre muitas funções no corpo, mas é mais conhecida por manter os ritmos circadianos. O ritmo circadiano é o relógio interno do corpo. Diz ao corpo quando dormir e quando despertar.


Nos humanos, o “relógio” circadiano está na área do núcleo supraquiasmático (SCN) do cérebro. Usando o padrão diário de claro e escuro, o SCN cria e mantém um ciclo regular de sono e vigília.


As informações sobre os níveis de luz atingem o SCN e depois passam para a glândula pineal no centro do cérebro. A glândula pineal libera melatonina à noite e bloqueia sua liberação durante o dia.


O que é a melatonina?


A melatonina é o mais básico e importante de todos os elementos que compõem a orquestra hormonal.


Desta forma, a molécula chamada melatonina (n-acetil-metoxitriptamina) é produzida em várias células do nosso corpo, mas seu pico de produção se dá a noite sobre a ação do sono profundo durante o período de escuridão.


Entre as 21h e 22h começa a haver uma elevação cumulativa dos níveis noturnos de melatonina (daí a importância de dormir cedo), que atingem seu ponto máximo entre meia-noite e uma hora da manhã.


A melatonina é uma molécula reguladora metabólica sistêmica. O seu papel é o de promover um controle regulatório na glândula pineal.


A glândula pineal é muito pequena, do tamanho de uma ervilha, e fica exatamente no meio do nosso cérebro. É na pineal que reside o controle dos sistemas neuroendócrino imunológicos.


A glândula pineal tem uma atividade metabólica extremamente elevada, ou seja, é uma ávida consumidora de energia.


Assim sendo, para que a pineal mantenha essa capacidade de acompanhar as mudanças do meio interno e externo é necessário que ela opere regularmente durante o dia, mas que durante a noite, ela possa ser restaurada através do seu reparo e do seu processo de auto desligamento.


Deste modo, a presença de níveis adequados de melatonina são de suma importância.


Impacto da melatonina


Em muitos animais, especificamente em mamíferos e pássaros, a melatonina auxilia na regulação das funções sazonais do corpo, como comportamento de acasalamento, crescimento da pelagem e reprodução em resposta à mudança da duração do dia (pense na hibernação e na prole da primavera).


A melatonina pode ter vários papéis em humanos, muitos dos quais ainda não se compreende totalmente. O principal papel em humanos está relacionado ao sono e à vigília.

Os níveis noturnos de melatonina atingem o pico entre um e três anos de idade, estabilizam no início da idade adulta e diminuem constantemente na idade adulta tardia.


Um indivíduo de 70 anos terá apenas um quarto da quantidade de melatonina em comparação com um adulto jovem.


Esses níveis podem contribuir para a razão pela qual recém-nascidos e crianças precisam de muito mais horas de sono noturno em comparação com um adulto idoso.


O que acontece quando os níveis caem?


Naturalmente, seu corpo produzirá quantidades suficientes de melatonina para um ciclo saudável de sono-vigília, meus caros e minhas caras.


Infelizmente, as mudanças no estilo de vida moderno podem desempenhar um papel na produção insuficiente de melatonina, como por exemplo o que pode causar problemas para adormecer ou acordar de manhã cansado e grogue.


Os seguintes fatores desempenham um papel na deficiência de melatonina:


Luz azul à noite


A luz azul artificial, principalmente de eletrônicos com um alto componente de luz azul (comprimento de onda de 460-480 nanômetros), reduz a liberação de melatonina.

Aliás, sabe-se que a luz de televisores, computadores e smartphones desempenha um grande fator na falta de sono devido à deficiência de melatonina noturna.

Mas uma boa regra é desligar todos os aparelhos eletrônicos pelo menos duas horas antes de dormir.


Mudanças de horário/jet lag


Voar por diferentes fusos horários ou até mesmo a mudança anual de verão e inverno pode atrapalhar seu ciclo sono-vigília.

A produção de melatonina ocorre lentamente e se adaptada ao novo tempo, mas geralmente leva alguns dias.


Para combater o jet lag, durma durante as horas noturnas regulares no horário de destino, mesmo que seja de dia de onde você veio. Você pode precisar tomar suplementos para ajudar a induzir o sono quando isso provavelmente não for natural.


Trabalho por turnos


A alternância frequente entre diferentes horários de trabalho noturno e diurno pode desequilibrar o ciclo circadiano e causar uma mudança na produção de melatonina. Por isso, se o seu trabalho exige trabalho por turnos, tente manter um horário regular de sono e trabalho.


Cafeína


Por exemplo, se você consumir bebidas com cafeína, como café, chá, refrigerante ou bebidas energéticas no final do dia, a cafeína contida nelas pode afetar a produção de melatonina.


A cafeína tem uma meia-vida de cerca de quatro horas e, portanto, é recomendável que você pare de beber cafeína ao meio-dia para obter uma melhor noite de sono.


Álcool


O álcool tem uma influência desfavorável no seu ciclo sono-vigília. Pode ajudar a induzir o sono, mas aumentará seus despertares noturnos, deixando-o exausto pela manhã. Como regra geral, evite álcool antes de dormir.


A importância da melatonina


A melatonina tem muitas funções dentro do corpo humano, a maioria das quais ainda não entendemos. Com base em pesquisas atuais, é mais útil para problemas de sono, como jet lag, bem como para ansiedade.


Mas parece também que a melatonina pode ser útil no tratamento de algumas doenças. Com o tempo e mais pesquisas, todo o seu potencial pode se tornar mais aparente.




Texto: Revista Longevidade Saudável

Commentaires


bottom of page