Você acredita que a Bariátrica é a solução definitiva para todos os seus problemas relacionados à Obesidade? Você até pensa em relaxar de vez e ganhar mais peso para conseguir fazer a cirurgia mais rapidamente?
Lamento informar, mas essa atitude não é a mais inteligente para sua saúde.
Primeiro, queremos deixar claro que não somos contra o tratamento cirúrgico da Obesidade.
Muitos pacientes tem graves problemas de saúde relacionados à obesidade, e a cirurgia as vezes realmente é a última opção para evitar complicações mais sérias e no final das contas, esses pacientes conseguem prolongar suas vidas através do tratamento cirúrgico.
Mas, infelizmente, muitos deles tiveram reganho de peso, desnutrição, osteoporose precoce, perda expressiva de massa magra (muscular) e envelhecimento precoce.
Aqui na Clínica Clee, recebemos muitos pacientes que nos procuram após terem reganho de peso e relatam que se arrependeram por terem escolhido a Bariátrica de forma precipitada.
Dados de literatura mostram que, dependendo do tipo de cirurgia, 15 a 70% dos pacientes submetidos à bariátrica no Brasil, tendem a apresentar reganho de peso a partir do segundo ano.
As causas para essa triste estatística são muitas. Podemos destacar aqui algumas causas, como:
Dilatação da bolsa gástrica ao longo do tempo
Dilatação da anastomose gastrojejunal ao longo do tempo
Redução do metabolismo e do gasto energético em função da queda de massa muscular
Adaptação hormonal com queda dos níveis de GLP-1, hormônio que age no cérebro produzindo sensação de saciedade
Aplicação da cirurgia de forma precipitada por pessoas que não estão preparadas emocionalmente para o processo de reeducação alimentar e continuam consumindo calorias em excesso.
Uma coisa é certa: não existe atalho milagroso para o sucesso.
Para atingir emagrecimento sustentável, você precisa se conscientizar e trabalhar de forma ativa para construir hábitos mais saudáveis e mudar sua relação com a comida. Do contrário, a escolha pela Bariátrica pode se transformar num grande problema a médio e longo prazos.
Acompanhamento médico, nutricional e psicológico é fundamental para descobrir qual a melhor estratégia para você.
.
Comments