Boa notícia: a maioria está em sua geladeira agora! Aprenda a utilizá-los com sabedoria
A hipertensão, conhecida como pressão alta, está presente em cerca de 35% da população brasileira adulta. A grande questão é que se trata de uma doença silenciosa, ou seja, a pressão alta, na maioria das vezes, não dá nenhum sintoma.
A pessoa é hipertensa sem saber que é portadora de uma das doenças que mais matam no mundo. Mas existem alguns alimentos que podem ajudar a controlar a pressão alta.
Beterraba
A beterraba in natura ou o suco dela pode controlar a pressão arterial alta ou até diminuí-la, dependendo do caso. Esse alimento provoca um relaxamento das artérias e pode fazer a pressão sistólica despencar cerca de 10 mmHg. Ou seja, se você tem pressão de 130 x 80 mmHg, com o uso da beterraba na dieta, ela pode cair para 120 x 80 mmHg.
Clara de ovo
Ao contrária gema, a clara do ovo não tem colesterol e ainda pode ajudar a controlar a pressão alta, se consumida regularmente. Ela contém uma substância que é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que faz o sangue fluir com mais facilidade. Uma boa dica de consumo é usar a clara de ovo em saladas, desde que seja cozida.
Chocolate amargo
O chocolate amargo com 50 a 80% de cacau em sua composição, pode reduzir a pressão alta em até 30 mmHg. As substâncias presentes nesse delicioso alimento relaxam os vasos sanguíneos e artérias. Mas não vale exagerar no consumo diário, pois pode levar ao sobrepeso e diabetes. Os médicos recomendam um a dois quadrados por dia, para ter os benefícios para a saúde do coração.
Uvas
As uvas são ricas em antioxidantes e outras substâncias que ajudam a controlar a pressão alta. Tanto a uva-passa quanto a in natura, produzem o mesmo efeito no organismo. A grande questão é que a uva natural tem mais água em sua composição, o que acaba favorecendo os rins. Mesmo que esse alimento seja uma delícia, o consumo exagerado pode provocar o aumento de peso. Por isso, aprecie com cautela!
Sementes oleaginosas
Nozes, avelãs, amêndoas e castanhas são ricas em diversas substâncias que evitam os picos de pressão alta nas pessoas, além de contribuir para a diminuição do colesterol ruim (LDL). Apesar de serem uma tentação, essas sementes devem ser consumidas com parcimônia e 3 unidades de cada tipo já são suficientes para ter os benefícios diários.
Feijão
Essa leguminosa possui baixo índice glicêmico, o que previne os picos de glicose. Dessa forma, fica mais fácil controlar a pressão alta com o consumo diário de feijão. A dica da vez é abrir mão dos temperos abarrotados de sódio e refogá-lo com alho e cebola, que são muito mais benéficos para a saúde. O consumo exagerado de feijão pode causar desconforto estomacal e gases.
Agora é procurar consumir todos esses alimentos para controlar a pressão alta. Com saúde não se brinca!
Comments