top of page
Foto do escritorDra. Leila Gonzaga

Reposição de T3 – Tratamento de Sintomas de Hipotireoidismo com Exames Normais

Cansaço excessivo, pele seca e fria, intestino preso, inchaço, bolsa sob os olhos, dificuldade para perda de peso, queda de cabelo, tendência de depressão.

Você se identificou com algum desses sintomas?

Saiba que eles podem indicar Hipotireoidismo, ou seja, queda da ação do hormônio tireoidiano no organismo.


O diagnóstico é feito por médico normalmente após coleta de algumas dosagens de hormônios na sangue.


Quando alterados, seu médico irá recomendar provavelmente o uso de medicamentos à base de Levotiroxina (hormônio sintético produzido pelas indústrias farmacêuticas), que podem ser vários nomes comerciais no Brasil, como Puran t4, Syntroid, Euthyrox e Levoid.

O uso desses medicamentos repõe os níveis do hormônio T4.

O T4 é a forma inativa do hormônio tireoidiano. Ele deve ser convertido em T3 para que o corpo possa usá-lo.

O T3 é de fato hormônio ativo da tiróide e cerca de 5 x mais potente que o T4.

Muitas pessoas têm problemas na conversão de T4 em T3, o que torna a reposição isolada de T4 um tratamento potencialmente ineficaz para o Hipotireodismo no caso deste subgrupo com deficiência de conversão.


O próprio processo de emagrecimento pode gerar como “defesa do organismo” para evitar mais perda de peso, uma queda do metabolismo através de redução da conversão de T4 em T3, ou aumento da resistência intracelular ao T3.

Nesses casos, a reposição de T3 associada à reposição de T4 pode tratar de forma mais efetiva pacientes com sintomas claros de Hipotireoidismo.


Porém, a Indústria Farmacêutica não produz T3, pois não consegue estabilizar esta molécula a ponto de permitir um prazo de validade maior, como acontece com o T4 (Levotiroxina).

Dessa forma, a reposição de T3 só pode ser feita em farmácias de manipulação de alto respaldo técnico, em função da sensibilidade e apresentação em pequenas (ordem de microgramas) após criteriosa avaliação clínica por Endocrinologista experiente.

Existem inúmeros estudos clínicos que respaldam a segurança e eficácia do tratamento combinado ( T4+ T3) para Hipotireoidismo.

Porém, provavelmente, o seu médico não adota essa prática, pois os Guidelines oficiais simplificam o tratamento do Hipotireoidismo apenas com T4, e valoriza basicamente apenas os exames, sobretudo a dosagem do TSH.

Se você estiver com TSH normal, provavelmente, o seu médico vai considerar que sua tiróide está normal. Mas, sabemos que o TSH pode estar normal, mesmo em casos clinicos claros de Hipotireoidismo.

Nós, médicos, devemos ter uma visão mais ampla da saúde, não apenas dos exames, mas valorizando de forma prioritária as queixas dos pacientes.

Problemas de conversão de T4 em T3 e resistência ao T3 em nível intracelular podem gerar muitos sintomas inclusive, dificuldade para perda de peso, ou chegada precoce em estágio de platô de peso, durante o tratamento da Obesidade.

A avaliação criteriosa com eventual reposição de T3 podem ajudar a reverter esse quadro.




Comments


bottom of page